Simplifique a compreensão e o resgate dos benefícios do seu Programa de Fidelidade

A escolha dos benefícios ofertados pelo seu Programa de Fidelidade ou Clube de Vantagens pode interferir diretamente no tempo de adesão dos consumidores e postergar a formação de sua base de dados

É comum algumas empresas iniciarem sua empreitada de fidelização de clientes ofertando os benefícios disponíveis nos softwares contratados, sem grandes reflexões sobre a adequação dos incentivos ao seu público, desconsiderando que cada região possui sua cultura e particularidades. O ideal seria um estudo mais criterioso sobre qual a recompensa mais facilmente assimilável pelos consumidores no contexto onde ela está inserida. Mesmo que o benefício seja de alto valor, este pode não ser compreendido e percebido por parte significativa dos clientes.

Muitos concordam que seja uma boa prática primeiramente formar uma base de dados robusta e volumosa para ser explorada mais tarde por segmentações mais sofisticadas, seja uma mineração manual ou através de inteligência artificial. O fato é que, a própria formação desta base pode ser retardada ou prejudicada caso o incentivo oferecido esteja desconexo com a audiência e, por essa razão, se tenha uma baixa adesão.

Recompensas como descontos, pontos, sorteios, colecionáveis estão entre os mais utilizados por serem benefícios simples, amplamente divulgados e facilmente entendidos pela maioria das pessoas. O que não significa que todos tenham a mesma percepção de valor. Os descontos garantem um resgate imediato, nos sorteios as chances são menores mas, se o prêmio for relevante, têm-se alta adesão  e as vezes automática, os pontos e colecionáveis aumentam a frequência, mas precisam de perspectiva breve de resgate.

Já incentivos como cashback estão em alta e vêm sendo explorados com sucesso por muitas marcas, sendo benefícios de alto valor. Sua tangibilidade, entretanto, pode ficar prejudicada pela dissonância entre sua nomenclatura e os diversos formatos implementados, que vão de devolução de dinheiro efetivamente a créditos em compras e outras trocas possíveis.

Não obstante, o Brasil se caracteriza por uma grande diversidade social, cultural e regional que gera uma complexidade a mais para os profissionais de marketing. Temos observado que em grandes centros, há uma disseminação, assimilação e adesão mais rápida de novidades. Já em determinadas regiões faz-se necessário educar o consumidor sobre o real valor do benefício ofertado ou buscar incentivos, a priori, de comunicação mais simples.

É fato que há ausência de compreensão das recompensas também em regiões mais periféricas, mesmo em grandes centros. Isso acontece, inclusive, entre a própria equipe do estabelecimento que, por não entender a proposta, tem dificuldade em ofertar e engajar os clientes.

Para que haja adesão em massa e engajamento dos consumidores é preciso mais critério e reflexão na escolha dos gatilhos adequados à cultural local. Há situações em que rapidamente se consegue implementar e avançar com diferentes dinâmicas e estratégias de fidelização e relacionamento. Em outras circunstâncias, a evolução é mais lenta e gradativa, nem por isso, menos eficaz e com bons resultados.  

Faça uma reflexão sobre o esforço que sua organização tem empenhado para engajar seus consumidores. Observe se há dificuldades com treinamento da equipe, com a forma ou volume de comunicações, se estão utilizando os gatilhos adequados e, principalmente, se o seu consumidor entende o que está sendo oferecido e que ele pode ganhar participando do Programa de Fidelidade.

Célia Felipe

Consultora de marketing, formada em comunicação social com MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem longa trajetória nas áreas de Administração e Marketing, em especial em Gestão do Relacionamento com Clientes (CRM) onde atua há mais de 20 anos. Atua também como designer instrucional, facilitadora e produtora de conteúdos.

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