Como as redes sociais influenciam nas decisões de compra

Entender como as redes sociais influenciam as decisões de compra se tornou uma grande questão quando se fala de comportamento do consumidor, principalmente, para as últimas gerações.

Além disso, com bilhões de usuários ativos em plataformas como Instagram, TikTok, Facebook e LinkedIn, as decisões de compra são cada vez mais impactadas pelo que as pessoas veem, compartilham e comentam online.

O novo boca a boca digital

Antes da era digital, a recomendação boca a boca era um dos fatores mais decisivos para uma compra. Hoje, essa influência foi amplificada pelas redes sociais. Assim, depoimentos, avaliações, vídeos de unboxing e experiências compartilhadas por consumidores reais geram confiança e credibilidade para as marcas.

De acordo com um estudo da Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais nas recomendações de amigos e familiares do que em publicidade tradicional. Além disso, 81% dos compradores dizem que as postagens de amigos nas redes sociais influenciam suas decisões de compra.

O poder dos influenciadores

Os influenciadores digitais desempenham um papel fundamental nesse cenário. Segundo estudos, mais de 70% dos consumidores confiam nas opiniões de influenciadores tanto quanto em recomendações pessoais. Seja através de reviews sinceros ou do simples uso de um produto no dia a dia, essas personalidades conseguem criar um desejo de compra genuíno em seus seguidores.

Pesquisas apontam que campanhas com influenciadores geram um retorno sobre investimento 11 vezes maior do que campanhas tradicionais. Além disso, 49% dos consumidores afirmam que dependem das recomendações de influenciadores para tomar decisões de compra.

Personalização e segmentação de conteúdo

As redes sociais oferecem ferramentas avançadas de segmentação, permitindo que as marcas alcancem o público certo no momento certo. Algoritmos analisam preferências, interesses e comportamentos, entregando anúncios altamente personalizados. Essa estratégia aumenta a taxa de conversão, tornando a jornada do consumidor mais fluida e intuitiva.

Segundo dados do Epsilon, 80% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar de uma marca que oferece experiências personalizadas. Isso reforça a importância de investir em anúncios direcionados e campanhas baseadas em dados comportamentais.

A importância do conteúdo visual e interativo

O formato de conteúdo também influencia na decisão de compra. Vídeos curtos e dinâmicos no TikTok, posts interativos no Instagram e até lives com demonstrações ao vivo criam um engajamento maior. Esse tipo de abordagem reduz barreiras de compra e incentiva a ação imediata.

Relatórios da Wyzowl indicam que 84% das pessoas foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo a um vídeo da marca. Além disso, conteúdos interativos aumentam a taxa de conversão em até 40%.

Tendências e futuro das compras sociais

A evolução do social commerce vem tornando a experiência de compra cada vez mais integrada às redes sociais. O Instagram Shopping e o TikTok Shop são exemplos de como as plataformas estão encurtando o caminho entre o desejo e a compra, permitindo que os consumidores adquiram produtos sem sair do aplicativo.

Segundo o eMarketer, as vendas por meio de social commerce devem atingir US$ 1,2 trilhão globalmente até 2025. Esse crescimento reforça a necessidade de as marcas investirem em estratégias voltadas para esse canal.

 

A Tenoris alavanca a personalização das análises do comportamento do consumidor

As redes sociais não são mais apenas um espaço para entretenimento, elas são um ambiente de decisão de compra. Dessa maneira, as marcas que entendem esse novo comportamento e utilizam estratégias eficazes, têm maior chance de conquistar e fidelizar clientes.

Na Tenoris, estamos sempre acompanhando essas transformações para ajudar empresas a compreenderem os diversos impactos e implicações nas relações de consumo e, assim, sugerir estratégias cada vez mais assertivas. Quer saber mais? Acesse nosso site e descubra como podemos ajudar sua marca a se destacar!

LinkedIn
Share
Instagram