Marketing responsável amplia as relações de CRM

O marketing responsável amplia as relações de Customer Relationship Management (CRM) diante do cenário de incertezas econômicas. Aliado a isso, está o aumento significativo no número de consumidores digitais, desempenhando papel central nas estratégias das organizações.

Com o aumento na quantidade de dados dos clientes, surge também uma maior preocupação com a privacidade dessas informações. Destaca-se aí a importância de adotar práticas éticas no uso de tecnologias.

O Marketing responsável, o compliance e a integração das tecnologias são abordagens que visam garantir que as práticas de marketing estejam alinhadas com valores éticos, normas legais e padrões de conduta.

Ética e compliance no marketing

O marketing responsável envolve a adoção de práticas éticas em todas as fases do processo de marketing, desde a pesquisa e desenvolvimento de produtos até a comunicação com os clientes.

Dessa maneira, evitar publicidade enganosa, respeitar a privacidade dos consumidores, promover a inclusão e a diversidade. Deve-se ainda agir de maneira transparente e honesta em todas as interações com o público são formas de praticar eticamente as relações.

Por sua vez, o compliance refere-se à conformidade com as leis, regulamentos e políticas internas que regem as atividades de marketing de uma empresa. Esta conformidade abrange desde a proteção de dados pessoais até a veracidade das informações divulgadas em campanhas publicitárias e o cumprimento de normas específicas do setor.

Como integrar o marketing e CRM?

Ao adotar práticas éticas e transparentes em suas estratégias de marketing, as organizações conseguem fortalecer o vínculo com os clientes. Assim, aprimora-se o gerenciamento do relacionamento com eles.

Os três elementos abaixo são essenciais para construir uma base sólida de clientes satisfeitos e leais, que são fundamentais para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio.

Personalização das interações

Compreender as necessidades individuais dos clientes e segmentar as campanhas de marketing de acordo com seus interesses e comportamentos tornam as experiências mais relevantes e impactantes. Isto leva à uma maior satisfação dos clientes e o aumentando as chances de fidelização.

Transparência e comunicação honesta com os clientes

Criar um ambiente de confiança e transparência garante que as informações sejam tratadas com respeito e responsabilidade. Neste ambiente, os clientes se sentem mais confortáveis em compartilhar informações e se engajar com a empresa de forma mais significativa.

Em matéria publicada na MIT Technology Review, Lyse Nogueira especialista em tecnologia de marketing da SAS comenta que a transparência é um dos fundamentos essenciais para o uso da IA no Marketing.

A especialista destaca que “se determinado conteúdo ou atendimento está sendo feito por meio de uma Inteligência Artificial generativa, que isso seja transparente para o cliente, para o usuário, para que ele não se sinta enganado”.

Nesta matéria sobre Martech 2024, há um debate sobre o crescimento das preocupações na utilização dos dados dos clientes por meio da adesão ao uso ético de tecnologias. Discute-se também o impacto na reavaliação das práticas de governança, segurança e privacidade como uma resposta direta à LGPD.

Valor agregado para o cliente

A busca por criar conexões emocionais e oferecer soluções que realmente atendam às necessidades dos clientes, contribui para a construção de relacionamentos duradouros. A partir disso, os benéficos mútuos melhoram as práticas de marketing de uma empresa e fortalece as relações de CRM.

Integração de tecnologias

A priorização da integração de tecnologias de marketing estão se tornando uma prioridade para os CMOs, buscando alcançar maior agilidade técnica e um ROI de marketing mais eficaz.

De acordo com uma pesquisa do CMO Council, a integração entre as estratégias de tecnologia de marketing e a experiência do consumidor é um dos principais desafios de marketing atualmente. Exigindo, assim, integração das diversas fontes de dados dos clientes e a necessidade de mais agilidade técnica.

O aprimoramento desses aspectos deve fazer parte do processo de amadurecimento das empresas no setor na visão dos executivos da SAS. Para eles, diferentes ferramentas e soluções buscam consolidar funcionalidades dispersas em uma única plataforma.

 

Consultoria e Marketing: elementos primordiais para um CRM de sucesso

O marketing responsável e o compliance não são apenas práticas desejáveis, mas sim essenciais para o sucesso e a sustentabilidade das empresas, pois permitem que se cumpra uma abordagem ética e em conformidade com as melhores práticas.

Assim, a sustentabilidade dessa estratégia se dá por meio da integração de tecnologias que aprimorem as análises e fortifiquem os vínculos com os clientes.

A Tenoris constrói e implementa, em parceria com cada cliente, as melhores práticas para uma boa gestão de relacionamento com os clientes.

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