Descubra as 4 estratégias para um bom uso do CRM

As 4 estratégias para um bom uso do CRM são fundamentais para fortalecer a presença da marca no mercado e promover um crescimento sustentável.

Conhecidas por IDIP, estas estratégias são Identificar, Diferenciar, Interagir e Personalizar, segundo a consultoria Peppers and Rogers .

Embora tenha sido conceituada há mais de 20 anos, a IDIP ainda descreve com precisão aspectos importantes do CRM e fidelização de clientes.

O que são estratégias de marketing de relacionamento?

Estratégias de marketing de relacionamento referem-se a um conjunto de práticas e ações implementadas por uma empresa para desenvolver e manter relacionamentos sólidos e duradouros com seus clientes.

O foco principal dessas estratégias é construir uma conexão positiva entre a marca e seus consumidores, promovendo a fidelidade do cliente e aumentando a satisfação.

Ao adotar essas estratégias, as empresas buscam não apenas vender produtos ou serviços, mas também construir uma base de clientes que esteja mais propensa a recomendar a marca e a continuar comprando ao longo do tempo.

Etapas do marketing de relacionamento

1. Identificar

A identificação é a etapa inicial e primordial para qualquer empresa quando se fala em compreender melhor sua audiência, fornecer um melhor atendimento ou desenvolver relacionamentos duradouro.

Dessa forma, identificar significa conhecer a identidade das pessoas que interagem com a sua organização, agregando informações para criar perfis detalhados dos clientes.

Sendo assim, a identificação de clientes deixa de ser um processo único, para se tornar uma jornada contínua de coleta, análise e uso de informações para melhor atender às necessidades de seus clientes.

2. Diferenciar

A diferenciação é a segunda etapa quando se quer compreender as diferenças entre os diversos perfis de clientes que a empresa atende, priorizando grupos distintos de clientes com base em características específicas.

Dessa maneira, diferenciar tem como objetivo proporcionar uma abordagem personalizada e direcionada, reconhecendo que os clientes têm comportamentos diferentes, preferências e necessidades variadas.

Então, a diferenciação de clientes proporciona experiências personalizadas que atendem às expectativas únicas de cada grupo ou cliente individual, contribuindo para a fidelização do cliente.

3. Interagir

A interação envolve todas as formas de comunicação e engajamento entre uma empresa e seus clientes ao longo do ciclo de vida do relacionamento, utilizando vários canais entre online e offline.

Dessa forma, interagir tem como finalidade enviar conteúdos diversos aos clientes e obter deles retornos, respostas, interações com esses conteúdos.

Sendo assim, a interação eficaz com os clientes não apenas cria uma experiência mais positiva para o consumidor, mas também pode resultar em maior satisfação, lealdade à marca e recomendações positivas.

4. Personalizar

A personalização de serviços e produtos para o cliente serve para ajustar as ofertas de uma empresa de acordo com as preferências, necessidades e características específicas de cada cliente.

Dessa forma, personalizar tem como objetivo criar uma experiência mais relevante e personalizada para o consumidor, resultando em maior engajamento e fidelidade.

Sendo assim, a personalização cria um vínculo mais forte entre a empresa e o cliente, aumentando a satisfação do cliente, a fidelidade à marca e, consequentemente, o sucesso do negócio.

 

Tecendo laços duradouros para a fidelização de clientes

A consultoria oferece conhecimento especializado, experiência prática e uma visão externa imparcial que podem impulsionar o sucesso das estratégias de marketing de relacionamento.

Assim sendo, a proposta da Tenoris é construir e implementar as melhores práticas para uma boa Gestão de Clientes.

Pois, por meio de conhecimentos e experiências que possibilitam gerar insights de análise de comportamento do seu público-alvo, é possível executar as melhores ações de marketing e relacionamento.

A Tenoris atua no crescimento inteligente do seu negócio, entre em contato conosco!

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