🎯 As festas juninas como estratégia de crescimento e presença no mercado

A temporada de festas juninas está no ar e com ela chegou a época de combinar as tradições culturais com o consumo de produtos típicos que alavancam as ações promocionais em diversos setores do comércio, entre eles, o varejo alimentar.

Alguns dados mostram a representatividade desta data sazonal como, por exemplo, a movimentação de mais de R$ 8 bilhões no varejo em 2024, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Alguns produtos como milho, amendoim, canjica, doces típicos, chapéus e botas têm crescimento de até 60% durante essas festas.

Isso sem falar da geração de empregos temporários para vendedores, promotores, cozinheiros, animadores e outros profissionais. Pesquisa da Serasa em parceria com a Opinion Box revela que 62% dos brasileiros têm expectativa da geração de renda extra nesta ocasião, sendo um número ainda maior no Nordeste, 79%.

🔍 Como aproveitar as oportunidades com as festas juninas?

Então, é olhando para estes números que indústrias e varejistas se organizam para aproveitar da melhor forma possível as festas juninas, impulsionando as vendas e fortalecendo a presença no mercado.

Nesta perspectiva, podemos pensar em alguns insights para o varejo de consumo, sendo eles:

  • A ambientação temática e ações promocionais personalizadas aumentam o engajamento e a fidelização dos clientes.

  • Colaborações entre indústria e varejo para ampliar a capilaridade e a visibilidade dos produtos nas lojas físicas e virtuais.

  • Utilizar os dados do CRM para antecipar vendas para clientes que já possuam uma tendência de consumo destes produtos.

  • Organizar campanhas e promoções também usando os dados do CRM para estimular os produtos que vendem com os produtos sazonais, utilizando a IA para apoiar estas ações.

  • As ações podem extrapolar os muros das lojas e serem realizadas em parcerias com eventos culturais locais.

  • Mensurar o impacto das ações promocionais e ajustar estratégias futuras.

🔍 Empresas que investem em inteligência e análise de dados saem na frente

Enfim, a temporada de festas juninas segue como uma oportunidade bastante representativa para o varejo de consumo. Empresas que investem em planejamento, experiência do cliente e análise de dados sempre estarão mais bem posicionadas para aproveitar esse período e impulsionar seus resultados.

Os dados nos auxiliam não só na interpretação dos comportamentos históricos, mas podem e devem ser utilizados para prever tendências, engajar os consumidores recorrentes e alcançar novos púbicos. Vamos aproveitar a oferta abundante de inteligências que temos disponíveis atualmente já embarcada em vários sistemas para realizar ações muito mais efetivas. Consulte a Tenoris para saber mais!

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